CÓDIGO DE ÉTICA DO ESTUDANTE DE MEDICINA

      O objetivo deste documento organizado pelo Conselho Federal de Medicina é estimular a reflexão ética nos acadêmicos de medicina. Por meio de 45 artigos, são destacadas práticas, atitudes e princípios que devem balizar as relações dentro e fora do ambiente de ensino.

Código de Ética do Estudante de Medicina

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MÉDICA

         A Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) é um órgão nacional que visa o desenvolvimento da educação médica no Brasil.  A partir de suas diretorias espalhadas por todo o país, a ABEM tem como missão “Desenvolver a educação médica visando a formação de um profissional capaz de atender às necessidades de saúde da população, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.”

     Tendo em vista esse objetivo, a associação promove inúmeros projetos e eventos, dentre eles, o Congresso Brasileiro de Educação Médica (COBEM), que anualmente traz discussões, atualizações e inovações sobre o tema.

 

Site: https://website.abem-educmed.org.br/

ABEM-LOGO-OFICIAL-1.png

DIREÇÃO EXECUTIVA NACIONAL DOS ESTUDANTES DE MEDICINA

denem.png

       A Direção Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina (DENEM) é uma entidade representativa dos estudantes de medicina no Brasil reconhecida mundialmente. A DENEM representa os estudantes de medicina perante pautas de grande importância e que exigem mobilização estudantil.

        Dentre alguns dos princípios da DENEM estão: a defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) enquanto um sistema publico de saúde de qualidade e ensino médico voltado às reais necessidades da população brasileira; o ensino público, gratuito, de qualidade e de acesso universal; o ensino médico voltado às reais necessidades brasileiras etc.

 

Site: https://www.denem.org.br/