HISTÓRIA

    Fundado em 1951, o Centro Acadêmico Vital Brazil consagra-se como a instituição mais antiga da Faculdade de Medicina de Sorocaba (Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo). O nome escolhido homenageia o emérito Doutor Vital Brazil Mineiro da Campanha, médico e cientista, descobridor da especificidade dos soros antiofídicos.

     No final da década de 40, em meio ao desenvolvimento do país, a disseminação do ensino superior para fora de capitais era eminente. Nesse sentido, em 1950, fundou-se a Faculdade de Medicina de Sorocaba, primeira Faculdade de Medicina do interior do país e terceira do Estado de São Paulo.

      Em 10 de março de 1951, logo após a aula inaugural ministrada pelo Prof. Dr. Odorico Machado de Sousa aos alunos da Turma I, o secretário geral da Faculdade, Dr. João Câncio Azevedo Sampaio, sugeriu que os discentes se preparassem para organizar um centro acadêmico e assim foi feito. Um mês depois, convocou-se uma assembléia geral para aprovação do Estatuto, nome do Centro Acadêmico e 1ª gestão.

       O incipiente movimento estudantil da época influenciou a história de luta e representatividade que perdura até hoje por parte do Centro Acadêmico. Neste período, o fato da Faculdade ter sido a primeira a se enveredar pelo interior do país representou uma grande responsabilidade social para os alunos do curso de Medicina. Em 2010, essa qualidade nos foi atribuída por lei, quando a Câmara de Vereadores da cidade declarou o Centro Acadêmico Vital Brazil um Órgão de Utilidade Pública.

       Em 1964, iniciou-se a construção da sede do Centro Acadêmico, a qual foi concluída 3 anos mais tarde. Hoje, o prédio abriga uma gráfica, restaurante, sala de convivência (reformada em 2018), salas de reuniões própria e de outras instituições e espaços esportivos (Judô e Tênis de Mesa). Interessante ressaltar que durante a construção, mais especificamente em 1966, houve um concurso e o símbolo da instituição foi substituído pelo atual.

      Apesar da dimensão de sua história, o papel do Centro Acadêmico permanece o mesmo: representar os estudantes da Faculdade de Medicina de Sorocaba. Tal compromisso consiste em cobrar dos setores responsáveis (reitoria, coordenação, direção etc.) ações fundamentais e factíveis e, quando necessário, aplicar diretamente soluções para os problemas enfrentados. Além disso, a instituição atua representando os discentes em eventos externos como no Congresso Brasileiro de Educação Médica (COBEM) e na Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM).

       Em suma, o Centro Acadêmico foi, é, e sempre será, uma organização de alunos para alunos.

Vista aérea - 1968
Vista aérea - 1968

press to zoom
Construção do prédio do CAVB - ±1966
Construção do prédio do CAVB - ±1966

press to zoom
Prédio do CAVB - 1971
Prédio do CAVB - 1971

press to zoom
Vista aérea - 1968
Vista aérea - 1968

press to zoom
1/5