Entre a manutenção da essência e a necessidade de revitalização


Em 1967, graças ao empenho dos estudantes, concluiu-se a sede do Centro Acadêmico Vital Brazil. O propósito foi criar um patrimônio que pertencesse a todos que por ele passassem, que fortalecesse o corpo estudantil e que pudesse ser chamado de “nosso”. Sua construção simbolizou uma conquista de alunos para alunos. Desde então, a importância do espaço é eminente, sendo usado para reuniões, descanso e entretenimento dos alunos. Seu ambiente confortável e acolhedor possibilita a livre expressão de ideias e opiniões, característica valorizada desde a criação do Centro Acadêmico, em 1951.


Parte fundamental da tão querida Medicina Sorocaba, o prédio hoje evidencia as marcas de mais de 50 anos de história. Apesar de contar com um departamento exclusivo para sua manutenção (Departamento de Patrimônio), os reparos e reformas exigidas pela legislação tornaram-se constantes e inviáveis economicamente.


Por mais que uma ideia possa se consubstanciar em algo concreto e por mais que esse algo esteja ali, para nós o vermos e dele desfrutar, haverá sempre o esforço de manter sua essência, mas, ao mesmo tempo, de adaptá-lo para nossa nova realidade. Tal adaptação tornou-se indispensável no decorrer dos anos, quando as necessidades dos alunos, do Centro Acadêmico e de outras instituições que usufruem da sede passaram por um processo natural de transformação. À vista disso, implica-se a inevitabilidade de modificações estruturais que possibilitem ao prédio acompanhar a nova dinâmica social sem, é claro, perder seu propósito inicial.


Portanto, considerando a necessidade de reparos, de reformas exigidas por novas legislações e de uma adaptação estrutural às dinâmicas atuais, a Gestão Radix 2020-2021 propôs um Plano de Reformas. Por meio dele, o prédio do Centro Acadêmico passará por um processo de revitalização e readequação. O significante aporte financeiro exigido, o envolvimento de outras instituições e a dimensão do projeto exigem que os detalhes sejam paulatinamente discutidos e projetados com o auxílio de profissionais adequados. A finalidade do Plano é garantir, ao longo de gestões, a continuidade das reformas que, enfim, resultarão em uma estrutura equiparável à dimensão e qualidade da história do Centro Acadêmico Vital Brazil.


Entretanto, mesmo com as paredes rachadas, sem tinta e sem acabamento, mesmo com uma infraestrutura defasada, os alunos continuam a fazer o que sempre fizeram: permanecem unidos, lutando e se esforçando para que o prédio do Centro Acadêmico se mantenha em ordem e que seu significado se mantenha sempre vivo.


Para colaborar financeiramente com o projeto, clique aqui.


252 visualizações